Pedro acaba de assumir a direção de uma escola de ensino fundamental, localizada em uma comunidade na zona rural de São Paulo. A escola tem mais de 10 anos de existência e, pelo que Pedro observou, as famílias dos alunos sentem-se muito à vontade para entrar e sair da escola quando necessitam. De forma geral, o novo diretor valoriza essa presença, mas, em muitos momentos, acaba tendo de dar conta de demandas emergenciais e conversas variadas dos pais, que colocam por água abaixo todo o planejamento diário das atividades da gestão. Tendo em vista essa situação, visando equacionar questões relativas à relação escola-família e as múltiplas atividades da gestão, o diretor deve
manter a atual relação com as famílias, pois, mesmo com alguns problemas, qualquer ação pode ser vista como tentativa de exclusão dos pais da escola.
estabelecer horários de reuniões com os pais e limitar a ida à escola apenas aos horários de entrada e saída dos alunos.
compor com o vice-diretor um esquema que amplie as possibilidades de atendimento das demandas dos pais, que são sempre emergenciais.
propor encontros de pais na escola, em que possam ser combinados horários de reuniões e estratégias de organização coletiva.
manter-se mais na sala da direção, de forma que sua presença não seja demandada diretamente pelos pais na escola.
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