Segundo Martins (2008),
As relações estabelecidas no cotidiano e em situações de reuniões colegiadas são tecidas em processos de longas negociações e conflitos, tanto no que diz respeito às diretrizes centrais (acentuadas diante das características fortemente burocrático-racionais da instituição), quanto no que diz respeito à busca de soluções para problemas do cotidiano (...)
Para garantir que o espaço seja participativo e um local de deliberações e encaminhamento de demandas, o papel da equipe gestora deve ser principalmente o de
estabelecer a pauta das reuniões para garantir que a discussão das questões mais importantes tenha lugar e sistematizar seus resultados.
coordenar reuniões para que os conflitos estabelecidos sejam sobrepostos pelas necessidades administrativas da unidade escolar.
realizar negociações prévias com o grupo de profissionais participantes das reuniões para que as demandas trazidas sejam solucionadas com maior eficácia.
administrar conflitos e procurar orientações que possam mediar a resolução dos problemas da unidade escolar.
deixar que a reunião aconteça espontaneamente, intervindo o menos possível, para que o grupo de participantes crie encaminhamentos e tome decisões autônomas.
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