A aplicação da ideia de intersetorialidade nas políticas públicas busca tratar das necessidades dos cidadãos, levando-se em conta como elas se apresentam na realidade. Essa lógica permite uma visão diferenciada dos processos e de suas relações com outros contextos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A estrutura governamental, intersetorial, possui um caráter competitivo, no lugar de cooperativo, em ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Essa lógica de competição reflete, até mesmo, a disputa entre os grupos de interesses, como ocorre na hora de dividir o orçamento.
A lógica setorial é uma forma de dinamizar a relação do governo com o cidadão, considerando as demandas em sua totalidade e buscando resultados que promovam o desenvolvimento social e a inclusão de grupos discriminados na sociedade.
O modelo tradicional pelo qual as políticas públicas são gerenciadas reflete o modelo burocrático de gestão. O que se tem são políticas públicas básicas (educação, saúde, assistência social, cultura, habitação etc.), que são implementadas de forma setorial. Para isso, cada área conta com instituições e serviços próprios e isolados.
O trabalho intersetorial supõe apenas o diálogo ou o trabalho simultâneo entre os atores envolvidos, não a busca por resultados integrados. Nesse novo âmbito, políticas assistencialistas passam a ter lugar privilegiado.
Na implementação e na utilização da lógica intersetorial, a articulação dos diversos atores pode gerar maior simplicidade do processo de trabalho, desafiando as organizações a encontrarem uma maneira de envolver diferentes setores na resolução de um mesmo problema.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...