Questão número 64720

Numa reunião de planejamento, a Diretora de uma escola trouxe, para reflexão dos professores, um texto que abordava valores como honestidade, dignidade, justiça social e solidariedade, entre outros. Um dos professores manifestou-se contrário à leitura, argumentando que, para uma reunião de planejamento, melhor seria um texto que abordasse, mais diretamente, componentes curriculares.

Diante dessa fala, para mostrar ao professor que o texto era pertinente à discussão proposta, qual deveria ter sido a contraargumentação da Diretora, com base na concepção de flexibilidade curricular?

  • A.

    Esses valores devem estar presentes para a construção de um projeto de formação humana e não só intelectual.

  • B.

    A discussão desses valores deve ocupar um item curricular, conforme orientação da Lei de Diretrizes e Bases.

  • C.

    A compreensão desses valores como componentes curriculares faz parte tanto das orientações das políticas públicas, quanto da implantação dos ciclos de aprendizagem.

  • D.

    A reflexão sobre esses valores deve fazer parte da formação continuada dos professores, já que essa reflexão é negligenciada nos cursos de formação.

  • E.

    Os pais e responsáveis pelos alunos exigem que a escola dê formação moral às suas crianças discutindo esses valores.

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