Quando se fala em orientação educacional, inúmeros conceitos vêm à tona. Acredita-se que houve duas fases: inicialmente, uma fase romântica, em que se achava que a orientação resolvia todos os problemas dos alunos. Outra fase foi chamada objetiva; nesta, a orientação seria uma prestadora de serviços, de várias ordens e que não permitiria que os alunos tivessem problemas. Acerca do papel do orientado na atualidade, assinale a alternativa correta.
O passado nos mostra a orientação educacional com um conceito terapêutico psicologizante, que não se aplica na perspectiva sócio-histórica.
Não é papel do orientador educacional voltar-se para o indivíduo e chegar a uma orientação coletiva, participativa e contextualizada.
O foco da orientação educacional é o ajuste do aluno à escola, a família ou a sociedade e não a formação do cidadão.
O orientador educacional, para compreender e ajudar o aluno, não precisa levar em consideração seu próprio contexto, sua cultura e seus valores.
A orientação está sempre a favor da escola, aconselhando o aluno no cumprimento das regras de procedimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...