Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre a concordância verbal, analise o que aparece depois de cada contexto, e, em seguida, assinale a alternativa correta.
"Conspirou-se contra as forças do regime." A concordância é feita com a indeterminação da pessoa que age, estando ela ausente no contexto da ação.
"Antigamente havia saraus nos salões elegantes do Recife." A concordância é feita com a impessoalidade da ação, o que exige a 3ª pessoa do singular, pois ninguém age no contexto da frase.
"Choveram canivetes, quando da passagem de Amílcar dos Passos." A concordância é feita, observando-se o fenômeno da natureza presente no contexto, em sentido lógico, exigindo uma pessoa para realizar a ação.
"Soavam três horas no relógio da matriz, quando ela chegou." Soar no sentido de bater concorda com o número de elementos formadores do contexto.
"Considerando o teor da solução, 8% de resultados positivos significam um avanço razoável." A concordância é feita com o que foi considerado, pois não tem relevância o percentual para o contexto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...