Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto para as questões 23 e 24
Uma escola possui em sua estrutura: um conselho executivo composto por uma diretora e uma vice-diretora; coordenadores distribuídos no ensino fundamental e no ensino secundário; um quadro de professores; consultores técnicos escolares; e o pessoal de apoio constituído por funcionários das áreas administrativa, refeitório, biblioteca, portaria e vigilância, além dos auxiliares de ação educativa.
A partir da situação apresentada no texto e identificando cada uma das funções nomeadas com os diferentes níveis da estrutura organizacional da escola, assinale a opção correta.
Na linha hierárquica, o topo da hierarquia é o conselho executivo, no qual se processa a maior parte das decisões, e onde é feito o planejamento de como decorre todo o processo de aprendizagem, bem como a supervisão e a gestão de recursos e conflitos
O nível estratégico composto pelos coordenadores tem como principal função estabelecer a ligação entre as diferentes partes da organização, destacando o estabelecimento de uma ponte entre a direção e os professores.
O processo de produção se dá no centro operacional, que, no caso da escola, não é um bem, mas um serviço, assim os professores e o pessoal de apoio são os operacionais e são eles que produzem, ou promovem a aprendizagem dos alunos.
Na tecnoestrutura, os consultores técnicos ou analistas que não estão diretamente envolvidos na produção, têm a capacidade de observar e avaliar o funcionamento de todo o sistema e de comunicar com os gestores, possibilitando uma constante adaptação do sistema às necessidades pontuais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...