Diversos projetos estão sendo aplicados e vêm surgindo a cada dia por todo o país. Muitos com vários aspectos em comum, outros nem tanto. A orientação profissional muitas vezes transcende o espaço da escola, de modo que centros e institutos especializados propõem-se a realizar trabalhos de orientação profissional, muitas vezes inacessível a estudantes de situação econômica desfavorável. A respeito da orientação profissional na perspectiva da emancipação, assinale a alternativa correta.
A orientação profissional deve desconsiderar as dificuldades presentes no contexto do indivíduo, ou seja, dificuldades que a realidade lhe apresenta independentemente de sua própria vontade ou da vontade do orientador para proporcionar uma nova realidade ao estudante.
O processo de orientação profissional é dinâmico, no sentido de que o indivíduo experimenta um período no qual terá oportunidade de vivenciar o seu processo de escolha de modo automático, descontextualizado e elaborado por meio de testes e induções.
A necessidade de orientação profissional faz-se presente justamente por haver uma desorientação, uma falta de clareza por parte do aluno com relação a qual caminho seguir. Nesse sentido, a realização pessoal não é algo que deve ser buscado para que se supere o risco de uma possível frustração profissional.
Uma orientação profissional comprometida com a vida do sujeito deve procurar enxergar e lidar com a realidade. Esse é o meio para superar as dificuldades, encontrar uma síntese diante da complexidade, e não apenas submeter o indivíduo às limitações da realidade.
Diversos testes de sondagem de interesses e de aptidões espalham-se por espaços informativos. A facilidade com que tais testes são encontrados na Internet é representativo disso. Mediante esse contexto, a orientação profissional torna-se desnecessária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...