Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Considerando o TEXTO I, observe as afirmações e analise o que se propõe.
I. "Tal convicção faz caminhar para uma outra, mais ampla, que um antigo pensador romano assim formulou: nada do que humano é alheio." (Linhas 5 a 7) A forma sublinhada pode ser considerada um adjunto adverbial, uma vez que indica uma circunstância, modificando o verbo.
II. "Uma leitura proveitosa leva à convicção de que as palavras podem constituir um movimento profundamente revelador do próximo, do mundo, de nós mesmos"." (Linhas 4 e 5) O segmento sublinhado é o sujeito da oração principal, já que o período é composto por subordinação.
III. Se o tal livro for fraquinho, o desprezar pode significar um precipitado mas decisivo adeus à literatura; se for estimulante, outros virão sem o peso da obrigação. (Linhas 1 e 2) O termo grifado não é um substantivo, e, sim, verbo.
IV. (...) nada do que humano é alheio (linhas 6 e 7). A palavra grifada não é um substantivo, uma vez que qualifica o ser humano. Sua função sintática, no texto, é um predicativo.
Assinale a alternativa que contempla a(s) afirmativa(s) correta(s).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...