Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No texto, os exemplos dados por Emília e Sílvia com relação à fala de Eulália podem ser explicados com base em diversos fatores. Assinale a opção que apresenta a explicação correta para o fenômeno em questão.
Em português, assim como no espanhol e no francês, há uma tendência natural de se manter o L dos encontros consonantais latinos. Sendo assim, não há explicação plausível para se falar "ingrês", em vez de "inglês".
A vitória do "i" sobre o "lhe" em palavras como "môio", no português, é reflexo da Revolução Francesa, já que a França, naquela época, exercia domínio econômico e social em relação ao Brasil.
A falta de concordância de número em "os probrema" se justifica pelo fato de que o português não-padrão usualmente marca o plural apenas na primeira palavra do grupo a ser pluralizado (no caso, o artigo definido).
Em "hôme", observa-se uma tentativa do português nãopadrão de recuperar a pronúncia latina das palavras terminadas em vogal nasal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...