O aumento do tamanho do estômago associado à rotação sobre o eixo mesentérico é referido como Dilatação Vólvulo-Gástrica (DVG). Sobre esta síndrome, assinale a opção INCORRETA.
- A. É uma condição aguda, também chamada de torção gástrica ou timpanismo, com taxa de mortalidade de 20 a 45% em animais tratados.
- B. Parentes de primeiro grau com histórico de DVG estão associados ao risco à síndrome se forem usados para reprodução.
- C. Para evitar a recidiva de DVG, o estômago necessita estar permanentemente aderido à parede abdominal. A gastropexia não garante que a dilatação ou vólvulo não irá ocorrer, apenas os torna menos prováveis. A gastropexia deve sempre ser realizada em conjunto com a exploração abdominal e desrotação do estômago.
- D. Arritmias ventriculares são comuns em cães com DVG e geralmente começam entre 12 e 36 horas pós-cirurgia. Possui causa desconhecida e a lidocaína como possui função antiarrítmica e está sempre nos protocolos pós-cirúrgicos independentemente do estado do animal e equilíbrio hidroeletrolítico.
- E. A sepse e a peritonite podem ser causadas por perfuração ou necrose gástrica caso o tecido desvitalizado não tenha sido adequadamente removido.