Questão número 65075

Observe o quadro abaixo.

Do ponto de vista metodológico, o planejamento participativo desenvolveu um conjunto de conceitos, modelos, processos, instrumentos e técnicas para dar importância ao crescimento do coletivo e do pessoal. Seu ponto de partida é

  • A. definir o marco referencial, o que significa definir o conjunto de referências teóricas, políticas, filosóficas que balizará o trabalho da instituição. Trata-se da explicitação das ideias, das concepções, teorias que orientarão a prática educativa da organização. Para que isso seja possível, é preciso compreender as relações existentes entre a instituição e a realidade em que está inserida, realidade não apenas local, mas nacional e mundial. Dessa relação entre o global, o nacional e o local, pode-se, então, compreender a “realidade” da organização. Gandin (1994), ao discutir o “marco referencial”, apresenta três eixos para a discussão: 1. marco situacional; 2. marco doutrinal; 3. marco operativo.
  • B. explicitar a missão da instituição. Essa análise possibilita a definição e explicitação sobre as finalidades sociais dos processos formativos dentro da instituição e questionar sobre o tipo de sociedade com o qual a instituição se compromete ou deseja se comprometer, que tipo de sujeitos pretende formar, qual sua intencionalidade, compreendida esta em suas dimensões política, cultural e educativa.
  • C. determinar a missão da instituição, sua visão de futuro, suas estratégias e objetivos básicos. Planejar é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.
  • D. o diagnóstico da situação da empresa. Consiste em uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
  • E. levantar os problemas e os entraves para a construção da qualidade desejada. É um sistema eficaz que integra o desenvolvimento, a manutenção e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...