O planejamento participativo pressupõe distribuição de poder e a possibilidade de decidir na construção não apenas como ou com quê fazer, mas também o quê fazer e o para quê fazer. Busca interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la em uma direção estabelecida em conjunto por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento. Incorpora três ideias que são fundamentais no planejamento com visão estratégica e situacional, sendo elas
- A. análise situacional, análise operacional e metas. Efetuar uma síntese das análises internas e externas. Identificar elementos-chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação. Preparar opções estratégicas: riscos/problemas a resolver.
- B. missão, qualidade e participação. Planejar para contribuir com a transformação da sociedade na linha da justiça social. Planejar é desenvolver um projeto técnico para um projeto político.
- C. finalidades, diretrizes e objetivos. Concentrar-se nos pontos fortes, reconhecer as fraquezas, agarrar as oportunidades e proteger-se contra as ameaças. (SUN TZU, 500 a.C.).
- D. objetivos gerais, metas e planos de ação. Planejar exige a análise de SWOT ou análise FOFA ou PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Trata-se de uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário ou análise de ambiente.
- E. finalidades, missão, objetivos. A finalidade é satisfazer o cliente. Planejar é solucionar os problemas que aparecem.