A cirurgia gástrica é comumente realizada para remoção de corpos estranhos e corrigir dilatação vólvulo-gástrica. Sobre cirurgias do estômago, assinale a opção INCORRETA.
- A. A mucosa gástrica responde por cerca de metade do peso do estômago. Pode-se separar facilmente a mucosa da submucosa e serosa quando levantar retalhos ou fizer incisões de espessura parcial durante a gastropexia ou pilorotomia.
- B. Os vasos curtos frequentemente são avulsionados em animais com dilatação vólvulo gástrica (DVG), o que contribui para hemorragia intra-abdominal.
- C. O estômago possui paredes finas, portanto a ligadura de vasos se torna fácil, dispensando pinças atraumáticas e bisturi elétrico, no qual devem ser evitados.
- D. A incisão em gastrotomias são realizadas na área hipovascular da porção ventral do estômago, entre as curvaturas maior e menor. Uma elevada irrigação sanguínea e o número reduzido de bactérias permite rápida cicatrização das incisões gástricas.
- E. Para uma aderência permanente, o músculo gástrico precisa estar em contato com a parede abdominal; a serosa gástrica intacta não forma uma aderência permanente em uma superfície peritoneal intacta.