Leia o texto abaixo.
Consulto o dicionário: Cidadão: 1. Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. 2. Habitante da cidade. Passo para o verbete Cidade e encontro uma citação do arquiteto Lúcio Costa (1902-1998): É a expressão palpável da necessidade humana de contato, comunicação, organização e troca em uma determinada circunstância físico-social e em um contexto histórico". (Terezinha Rios, 2013). Uma das principais tarefas dos pedagogos é promover a aprendizagem dos conceitos de cidadania e democracia, formar cidadãos, ou seja, os habitantes de nossas cidades, a convivência humana. A tarefa descrita exige ética.
Assinale a alternativa que expressa uma reflexão ética na Educação.
- A. A violência é, sem dúvida, um grave problema para a humanidade, mas por que agora parece que tudo está mais difícil? Porque, anteriormente, havia menos estudantes. A escola sempre foi voltada às crianças de classe média e, ainda, tinha como objetivo atender àqueles que tinham poucos problemas de aprendizagem. Hoje, ela deve acolher todos, sejam de classe média ou baixa, com ou sem família, com deficiência ou não. A vantagem é de todos. Ganha-se a possibilidade de viver em países mais justos.
- B. É impensável viver em uma escola sem conflitos, mas os problemas atuais devem-se, em parte, a um estranhamento frente a essa nova realidade. A sociedade tem mudado muito rápido e, daqui a 40 anos, essa discussão não fará nenhum sentido.
- C. Não adianta discutir cidadania se os alunos não são respeitados, se não são escutados, se não podem dialogar e passam boa parte do tempo sem aprender. Valores só fazem sentido quando se trabalha a convivência nos ambientes de aprendizagem e trabalho. Esse é um tema importante que está no centro da reflexão educacional mundial.
- D. Trabalhar em equipe é perceber as diferentes opiniões do grupo como algo que favorece a prática de todos. O trabalho é efetivamente coletivo quando as pessoas se empenham em colaborar com ele. O parceiro é alguém que joga do nosso lado e com os mesmos objetivos, ainda que não se comporte como nós. É na diferença e na complementaridade que se realiza a verdadeira parceria.
- E. Merendeiras, faxineiros, professores, alunos, gestores, todos são responsáveis pela construção da vida escolar. Pode-se dizer, de certo modo, que o ambiente escolar é constituído de múltiplas educações. Na comunidade que se forma no interior da instituição e nas relações entre os sujeitos que dela participam, entrecruzam-se e influenciam-se por diferentes saberes e vivências.