Estão transcritos abaixo trechos do artigo ''O Brasil tem futuro?'', de Jaime Pinsky. Assinale a opção que apresenta a paráfrase do segmento sublinhado que atende a estes dois requisitos: 1) mantém o sentido original e 2) constrói-se em linguagem escorreita.
A pergunta cabe: nosso país tem futuro? Podemos, de fato, acreditar num Brasil diferente e melhor do que temos? Ou estamos condenados a servir de lastro para as naves do progresso que insistem em não se fixar por aqui? Ou estamos fadados a ser o peso morto que se alija das embarcações que para cá insistem em arribar, trazendo o progresso para nossos portos?
Trata-se de pensar se o Brasil tem chances de chegar entre os mais bem colocados no campeonato mundial de desenvolvimento, justiça social, infra-estrutura, saúde e educação de qualidade para todos, estradas decentes, cidades organizadas, respeito ao cidadão e respeito do cidadão pelo coletivo. É o caso de se cogitar se nosso país disporá das oportunidades para estar entre os países campeões de desenvolvimento, ...
Os brasileiros, quem somos, afinal? Uma turma de explorados pelo capital internacional, um povo sem vocação para o capitalismo moderno, um bando de incompetentes hipócritas, uma cambada de salafrários hipócritas, um grupo irreversível de desunidos? Cabe perguntar sobre a identidade que no final iremos assumir.
Nossa inconseqüência e baixo sentido de cidadania fazem com que sejamos radicais no discurso a respeito de temas sobre os quais temos pouca possibilidade de interferir, mas não passemos de comodistas com relação a situações cotidianas sobre as quais temos condições (além de direito e dever) de modificar. ... quando tratemos de assuntos cuja possibilidade de interferência a temos pouca, ...
Mudanças ocorrem não por acaso, mas como fruto de vontade forte. Uma lembrança histórica: a escravidão se manteve no Brasil até quase o final do século 19 não apenas por que assim o desejavam meia dúzia de grandes latifundiários, mas por que estava largamente espalhada pelo país. ... devido não apenas à vontade de um pequeno grupo de proprietários de terras, mas também porque se alastrara por todos lugares. (Correio Braziliense, 8/1/2006, p. 17)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...