Língua Portuguesa - Fonologia - - 0000
As questões de 41 a 50 referem-se ao texto que segue.
A história vista de baixo, sob a ótica das estratégias populares para driblar ou mesmo transformar em lucro as situações adversas, é o sentido que percorre "A Ressaca da Marujada - Recrutamento e Disciplina na Armada Imperial", livro que pretende levantar os antecedentes, na Marinha, da Revolta da Chibata, ocorrida no período republicano, em 1910.
Usando como fontes boletins policiais e processos submetidos ao Conselho de Guerra da Armada, seu autor conclui que a rebelião comandada pelo marinheiro de primeira classe João Cândido Felisberto não foi um acontecimento isolado. Ao contrário, ela foi precedida de um clima de inquietação constante entre a marujada, na época do Império, e de, pelo menos, três rebeliões em navios de guerra depois de 1889.
As fontes usadas desvendam a mistura de atração e de repulsa exercida pelo serviço militar nos marinheiros, que naquela época vinham dos estratos mais desfavorecidos da sociedade - ex-escravos, filhos de escravos e uma minoria de brancos muito pobres. Ao mesmo tempo em que eram submetidos, na Armada, a um regime draconiano de disciplina, com castigos corporais constantes, esses homens viam no alistamento ou no recrutamento forçado (usado pela polícia para "limpar" as cidades de desempregados e de infratores) caminhos para conquistarem suas liberdades. O serviço militar era considerado um castigo, mas, em muitos casos, os homens presos por "arruaça" optavam pelo alistamento, para escapar da cadeia. Uma vez em serviço, eles não abriam mão, mesmo sob punição física, dos valores e costumes construídos nas ruas - a turma, as mulheres, a bebida -, o que os levava a infringir as regras da oficialidade.
"Ressaca da Marujada" está dividida em duas partes. Na primeira parte, o historiador descreve a prá
os documentos consultados pelo historiador denunciam que o alistamento dos marinheiros na Armada se dava mediante ameaça de castigos físicos.
devido ao fato de serem os marinheiros, em sua maioria, infratores que se alistaram para não cumprir pena nas cadeias, o emprego de punição física para faltas graves impunha-se para a manutenção da ordem na Armada.
a atmosfera que antecedeu a Revolta da Chibata era mais caótica do que se supunha, pois ocorreram, além de motins, duas rebeliões que a precederam, calcadas na insegurança reinante à época.
a Revolta da Chibata, ocorrida em 1910, originou-se do fato de que os marinheiros não aceitavam mais, em tempos republicanos, os resquícios de regime escravocrata que vigoravam na Marinha.
os marinheiros, quando ascendiam na escala militar, acertavam contas com seus companheiros com uma violência ainda maior do que a prevista pelos códigos disciplinares escritos, como mostra o episódio do julgamento do oficial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...