Estão de acordo com o fragmento todas as ideias expostas abaixo, EXCETO:
O papel do professor, como mediador entre a leitura e o aluno, torna-se cada vez mais importante, uma vez que sua participação no processo de desenvolvimento da criança influencia sobremaneira a formação do gosto pela leitura.
O processo de leitura se realiza de forma individual por parte do leitor, embora desencadeie e desenvolva na coletividade a importância da leitura para a formação crítica e social do indivíduo, estando ligada diretamente à forma como a escola desenvolve o trabalho de incentivo à leitura.
É preciso despertar na criança a noção de leitura como um processo abrangente de compreensão de sentido, fruto de diálogo com o que é lido. Algo muito vivo e desafiante, ao mesmo tempo, exigente e compensador.
A leitura desenvolvida na escola objetiva a transmissão de conhecimento padrão da língua e demais conteúdos curriculares, desarticulados da realidade do aluno, enfatizando a simples decodificação de códigos.
Ler é não só uma ponte para a tomada de consciência, mas também um modo de existir no qual o indivíduo compreende e interpreta a expressão registrada pela escrita e passa a compreender-se no mundo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...