"Os professores são as parteiras da sociedade do conhecimento." (Hargreaves, 2004). Para que esses profissionais possam ajudar a gerar esse tipo de sociedade, um modelo de organização do ensino baseado em comunidades de aprendizagem profissional vem sendo apresentado. Esse modelo é caracterizado como aquele em que a:
cultura organizacional é cooperativa; o planejamento conjunto é norma para o trabalho; há interdependência de referências externas e a socialização dos funcionários é uma preocupação.
tecnologia é uma referência para a produção de inovações; a avaliação é objeto de comparações de padrões coletivos de desempenho e os grupos de trabalho são flexíveis e diversificados, de acordo com o regime de contrato.
aprendizagem é o foco central das iniciativas de aperfeiçoamento; a Alfabetização e a Matemática são áreas fundamentais; a expectativa é que todos os alunos tenham padrões elevados de desempenho e que os professores passem por programas de capacitação.
responsabilidade pelo avanço no currículo é compartilhada; o trabalho está centrado nos alunos; métodos inovadores são desenvolvidos e relacionamentos de confiança de longo prazo são promovidos.
cooperação entre os professores é produzida; a agenda coletiva é definida com requisitos sobre o que deve ser feito conjuntamente e com quem e o processo de cooperação é microgerenciado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...