Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O projeto político - pedagógico de uma instituição de educação expressa as intencionalidades da ação educativa que serão desenvolvidas dentro da escola, em articulação com a sociedade e o mundo do trabalho. Para elaborar um projeto pedagógico de forma democrática, torna-se necessária a mobilização de todos os segmentos que compõem a organização escolar, além de uma reflexão sobre e com o entorno social. Nessa linha de raciocínio, será necessário que a instituição compreenda o contexto da sociedade atual, identifique suas necessidades, verifique as potencialidades existentes externa e internamente de maneira que possa tomar decisões quanto
à amplitude de atuação das políticas existentes no âmbito da sociedade; à educação e às questões sociais a serem enfrentadas para a mudança da estrutura.
às ferramentas e estratégias políticas que deverá utilizar para ampliar o seu espaço de atuação no seio da sociedade, acarretando em alterações efetivas junto à comunidade.
a seus objetivos, função social, níveis, etapas e modalidades de ensino que poderá oferecer quanto às formas de operacionalização, de avaliação, de controle e de registro dos resultados obtidos.
à elaboração de perfis profissionais dos alunos e das famílias que serão envolvidas nas ações pedagógicas, como instrumentos de controle e acompanhamento.
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