Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na unidade de Educação Infantil, por mais cuidados com as crianças, por parte dos educadores presentes, surgem situações que exigem os primeiros socorros. Num primeiro momento, algumas regras devem ser observadas. São elas:
providenciar um calmante para a criança porque, inevitavelmente, estará chorando; realizar, imediatamente, o curativo, e depois colocar a criança no quarto para dormir até o horário de ser enviada para a sua residência.
pedir para toda a turma sair da sala de aula, porque a criança terá que ficar sozinha, e assim, evitará barulhos e algazarra próprios dos alunos. Telefonar, imediatamente, para a casa do aluno e avisar o acontecido.
manter a calma e tentar acalmar a criança; avaliar o local e afastá-la de novos perigos; chamar a ajuda de profissional competente tecnicamente, e, enquanto aguarda, iniciar os primeiros socorros, de acordo com os seus limites e conhecimentos das técnicas de atendimento.
providenciar transporte, imediatamente, para levar a criança até a sua casa, porque a Escola não é uma unidade de saúde e pronto atendimento, cabendo a responsabilidade da providência dos primeiros socorros à família.
sentar a criança numa cadeira, fazer com que a criança pare de chorar, examiná-la, a fim de reconhecer qual o tipo de lesão; em seguida, dar um banho morno para acalmar a criança, depois darumcomprimido analgésico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...