Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Diversos sistemas nacionais de educação, em várias partes do mundo ocidental, têm optado pelo modelo dos Ciclos de Aprendizagem na Educação Básica (Ensinos Fundamental e Médio). Sua adoção se deve, entre outras razões:
à intenção de mascarar os índices de fracasso escolar regularmente aferidos pela UNESCO.
à falência do modelo serial que obedece apenas ao critério de 'idade-conteúdo', desrespeitando o ritmo próprio do desenvolvimento cognitivo do aluno que os Ciclos procuram resgatar baseado nas pesquisas da psicologia genética e do sociointeracionismo.
ao fato de que os Ciclos subjetivam excessivamente os instrumentos de avaliação e dão ao aluno a impressão de progresso escolar.
ao fato de que o fracasso escolar e os Ciclos de Aprendizagem não têm, entre si, nenhuma relação, já que o fracasso tem causas sociais – especialmente na desigualdade econômica- e os Ciclos tem razões puramente pedagógicas.
ao fato de que, recentemente, em documento do Bureau International d´Evaluation Scolaire da UNESCO, os Ciclos foram abertamente condenados como prejudiciais à aprendizagem, sobretudo dos alunos oriundos das classes populares.
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