Leia o texto a seguir:
Às 23h00 (...) do dia 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido deixou de ser um Estado-Membro da União Europeia. Nesse momento, entrou em vigor o Acordo de Saída, garantindo uma saída ordenada desse país da União Europeia, e iniciou-se um período transitório, que terminou no dia 31 de dezembro de 2020. Durante esse período, o direito da União continuou a aplicar-se ao Reino Unido e a situação dos cidadãos, consumidores, empresas, investidores, estudantes e investigadores manteve-se, por isso, inalterada tanto na União Europeia como no Reino Unido.
Fonte: Brexit - A Saída do Reino Unido da União Europeia Disponível em <https://www.portaldiplomatico.mne.gov.pt/politica-externa/brexit>
Em relação ao processo descrito no texto e às relações históricas entre o Reino Unido e a União Europeia, assinale a alternativa correta.
A) Com a criação da Comunidade Econômica Europeia (CEE) em 1957, o Reino Unido, a pedido do presidente da França, Charles de Gaulle, ingressou no grupo em 1963.
B) Em junho de 2016, a população do Reino Unido rejeitou, por meio de plebiscito, a sua saída da União Europeia, porém o Parlamento Britânico, contrariando o resultado, aprovou tal retirada em um processo conhecido como Brexit.
C) As relações políticas e econômicas da União Europeia, até dezembro de 2020, giravam em torno de um bloco que reunia 28 países da Europa em um acordo de livre circulação de bens, mercadorias e cidadãos dos países membros.
D) A despeito de sua saída, o Reino Unido continuará a ter acesso automático aos principais bancos de dados de segurança europeus, dispensando solicitação prévia para esse fim.