A insuficiência adrenal secundária consiste na hipofunção adrenal decorrente da falta do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). Os sintomas são os mesmos que para a doença de Addison como fadiga, fraqueza, perda ponderal, náuseas, vômitos e diarreia, mas geralmente com menos hipovolemia. O diagnóstico é clínico e por meio de achados laboratoriais, incluindo concentrações plasmáticas baixas de ACTH e cortisol. O tratamento depende da causa, mas geralmente contém hidrocortisona.
É correto afirmar sobre ACTH:
A) Pacientes com pan-hipo-hipo-hiperfisarismo têm função tireoidiana e gonadal deprimida e diabetes.
B) Pacientes que recebem corticoides por > 4 semanas podem apresentar secreção insuficiente de ACTH durante estresse metabólico para estimular as adrenais a produzirem quantidades inadequadas de corticoides, ou podem apresentar adrenais hipertróficas que não respondem ao ACTH.
C) A produção inadequada de ACTH também pode resultar da incapacidade do hipotálamo em estimular a produção hipofisária de ACTH, que algumas vezes é denominada insuficiência adrenal terciária.
D) O teste com CRH pode ser utilizado para diferenciar causas hipotalâmicas e hipofisárias, e sempre é empregado na prática clínica.