Embora a trombocitopenia imune primária (PTI) não seja considerada uma doença maligna, o impacto dos sintomas na saúde e na qualidade de vida do paciente podem ser bastante restritivos caso ele não receba o tratamento adequado. Os tratamentos atualmente disponíveis possibilitam que o paciente com PTI tenha uma melhora na qualidade de vida, sem sangramento, seguindo naturalmente com o trabalho, estudos, prática de esportes, etc. O tipo de tratamento da PTI pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas, e baseia-se principalmente na quantidade e frequência dos sangramentos e na contagem de plaquetas do paciente.
Com relação a PTI é correto afirmar:
A) Infusões intravenosas de imunoglobulina (IVIG) e anti-D: são medicamentos utilizados para aumentar a contagem de plaquetas.
B) Quando o tratamento com medicamentos para PTI não funciona, a remoção do baço poderá aumentar a destruição das plaquetas e, também pode diminuir o risco de infecções nesses pacientes.
C) Corticosteroides: não são comumente usados para tratar PTI. Estes medicamentos, ajudam a diminuir a contagem de plaquetas.
D) Alguns medicamentos comuns, como o ácido acetilsalicílico e o ibuprofeno, podem diminuir o risco de sangramentos.