Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
De acordo com dados do INEP/MEC, em 1990, constatava-se que mais de 50% dos alunos repetiam a primeira série do ensino fundamental. Os números da educação no Brasil de 2003, recentemente divulgados, revelam que as taxas decaíram. A proporção nacional, na primeira série do ensino fundamental, é de 30,1%; e, na segunda série, de 19,8%. São ainda elevadas, constituindo-se um sério problema para a educação. Os dados de fluxo mostram que as chances de repetência são bem maiores no Nordeste e no Norte do país. Quase 11% dos alunos da região mais rica (Sudeste) refazem a primeira série; na região mais pobre (Nordeste), o número é de 43%. No Norte, é de praticamente 48%. Diante dessa informação e de acordo com a perspectiva sócio-histórica, assinale a alternativa correta.
A população do Norte e Nordeste do país tem maiores dificuldades de aprendizagem.
Os números apresentados pelo INEP/MEC revelam como as oportunidades educacionais estão distribuídas de forma desigual.
O ensino oferecido é igual para todo o país, mas algumas regiões têm maiores privilégios.
Há um número maior de pessoas com facilidade de aprendizagem na região Sudeste.
Muita coisa mudou na educação de 1990 para 2003, pois houve melhoria da qualidade da educação, por isso aumentou a reprovação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...