Português - Morfologia - IESES - 2021
Leia o fragmento a seguir apresentado, para responder à questão.
No dia seguinte, com efeito, ali pelas sete da manhã, quando o cortiço fervia já na costumada labutação, Jerônimo apresentou-se junto com ___ mulher, para tomarem conta da casinha alugada na véspera.
A mulher chamava-se Piedade de Jesus; teria trinta anos, boa estatura, carne ampla e rija, cabelos fortes de um castanho fulvo, dentes pouco alvos, mas sólidos e perfeitos, cara cheia, fisionomia aberta; um todo de bonomia toleirona, desabotoando-lhe pelos olhos e pela boca numa simpática expressão de honestidade simples e natural.
Vieram ambos ___ boleia da andorinha que lhes carregou os trens. Ela trazia uma saia de sarja roxa, cabeção branco de paninho de algodão e na cabeça um lenço vermelho de alcobaça.
E os dois apearam-se muito atrapalhados com os objetos que não confiaram dos homens da carroça; Jerônimo abraçado a duas formidáveis mangas de vidro, das primitivas, dessas em que se podia ___ vontade enfiar uma perna; e a Piedade atracada com um velho relógio de parede e com uma grande trouxa de santos e palmas bentas. E assim atravessaram o pátio da estalagem, entre os comentários e os olhares curiosos dos antigos moradores, que nunca viam sem uma pontinha de desconfiança os inquilinos novos que surgiam.
(Aluisio Azevedo. O cortiço.)
Considerando as classes gramaticais de vocábulos do texto, leia as assertivas:
I. Em E os dois apearam-se muito atrapalhados, o termo sublinhado é classificado como advérbio.
II. Em Jerônimo abraçado a duas formidáveis mangas de vidro, o termo sublinhado é classificado como substantivo próprio.
III. Em dentes pouco alvos, mas sólidos e perfeitos, o termo sublinhado é classificado como conjunção adversativa.
Pode-se afirmar que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...