A) Para prevenir a pediculose (popular piolho), o ideal é evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal, bem como, evitar o contato direto cabeça com cabeça ou cabelo com cabelo de pacientes infestados. É necessário o corte de cabelos de crianças acometidas e o afastamento das atividades sociais e/ou escolares por 7 dias.
B) A tungíase (popular bicho de pé) é uma parasitose causada por uma espécie de pulga, Tunga penetrans, que habita o solo de zonas arenosas. Assim, a prevenção consiste basicamente em evitar o contato com solo contaminado e usar sapatos.
C) Sobre a escabiose (popular sarna) é importante lavar com água quente todos os fômites dos pacientes, as roupas devem ficar livres do contato com o hospedeiro e contactantes por 7 dias. É fundamental atentar para a necessidade de maior higiene pessoal e limpeza do ambiente. Buscar casos nos residentes do mesmo domicílio do doente e tratá-los para evitar disseminação da doença.
D) Os cuidados com a ascaridíase (popular lombriga) incluem: evitar as possíveis fontes de infecção, ingerir vegetais cozidos, lavar e desinfetar verduras cruas, cuidado na higiene pessoal e na manipulação de alimentos.