Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Libâneo divide as tendências pedagógicas inseridas na prática escolar brasileira em dois grandes blocos: a tendência liberal e a tendência progressista. A tendência pedagógica descrita por Libâneo, a progressista, desponta três modelos significativos. Diante do exposto, NÃO faz parte da tendência progressista
na Tendência Progressista Libertadora, o grande vulto é Paulo Freire, com seu brilhante ideário sobre a Educação Libertadora, o processo dialógico, a problematização do ensino-aprendizagem.
a Tendência Progressista Libertária acentua a conotação política. São comuns as preocupações com a participação grupal, a análise institucional, os processos de mudança, a inserção efetiva da Educação na prática Social.
na Tendência Liberal Tradicional, justificadora do modelo capitalista de produção, a centralidade é dada ao papel do professor, preocupado com os conteúdos do saber sistematizado universal e com a necessidade de adequar o indivíduo à sociedade vigente.
a Tendência Progressista Crítico-Social dos Conteúdos, proposta por Libâneo e outros educadores brasileiros, inclui a valorização dos conteúdos do saber sistematizado, mas não como inertes como na escola tradicional.
na Tendência Progressista Crítico-Social os conteúdos são vivos, inseridos na realidade sócio-política, com significados humanos e social, vindo do confronto entre os saberes erudito e popular.
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