Questão número 65773

"A escola não constrói a partir do zero, nem o aprendiz é uma tabula rasa, uma mente vazia; ele sabe, ao contrário, 'muitas coisas'. Por causa disso, muitas vezes, o ensino choca-se de frente com as concepções dos aprendizes" (Ph. Perrenoud). A respeito dessa frase do educador suíço, podemos concluir:

  • A.

    que a relação ensino-aprendizagem que parte do saber do aluno precisa de mais tempo para transmitir o conteúdo.

  • B.

    que a realidade cultural do aluno, que precisa ser confrontada com o saber de tipo escolar, é a base de uma aprendizagem significativa (para o educando) e uma das modernas competências requeridas para o professor.

  • C.

    que a afirmação já havia sido feita por Paulo Freire, quando ele defendia a educação bancária, que parte da 'poupança acumulada' do educando

  • D.

    que todo trabalho que leva em conta as representações do aluno termina por fragilizar a autoridade pedagógica do professor, como mostrou Saviani.

  • E.

    que, embora a escola não construa do zero, a maioria dos alunos de nossas escola públicas está próxima de um 'zero cultural', o que torna a frase dificilmente aplicável a nossa realidade educacional.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...