Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
O currículo envolve a seleção de conteúdos ou conhecimentos e há diferentes dimensões do conhecimento. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que
um campo de conhecimento é uma comunidade de especialistas e professores que compartilham uma parcela do saber ou um determinado discurso intelectual com a preocupação de realizar contribuições para o mesmo.
uma área de conhecimento é expressão de uma certa capacidade de criação humana, dentro de um determinado território especializado ou em facetas entre vários deles, cuja dinâmica se mantém, seguindo certos princípios metodológicos, mas que também se alimenta de impulsos imaginativos, súbitos e oportunos.
uma disciplina ou campo especializado de conhecimento é um domínio, um território, mais ou menos ilimitado, com fronteiras impermeáveis, com uma certa visão especializada e, em muitos casos, egocêntrica, sobre a realidade.
um âmbito de saber está composto por uma determinada estrutura conceitual, formado por ideias básicas, hipóteses, conceitos, princípios, generalizações aceitas como válidas no momento de seu desenvolvimento.
os campos de saber supõem linguagens e sistemas de símbolos especializados, que criam mundos de significações próprias em diferentes graus, segundo as disciplinas de que tratem, como facilitação consequente de comunicação precisa que estes códigos permitem e com a dificuldade de aproximar o conhecimento aos que não os possuem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...