A avaliação da aprendizagem vem há muito tempo ocupando de maneira significativa tempo e espaço dentro das instituições de ensino no país, sendo alvo de muitas discussões de quem, quando e como avaliar. Assim refletir sobre a avaliação se faz necessário e nesse sentido os PCNs compreendem a avaliação como, EXCETO:
A) É compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica.
B) Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno.
C) É compreendida como fator determinante e único para afinar a aprendizagem de determinado conteúdo pelo aluno.
D) A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo grupo.
E) A avaliação se aplica não apenas ao aluno, considerando as expectativas de aprendizagem, mas às condições oferecidas para que isso ocorra.