Questão número 65970

Uma organização curricular estruturada em disciplinas estanques, sobretudo no segundo ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, vem sendo questionada em função da situação social em constante processo de mudança que atravessamos, demandando novas posturas em relação à vida cultural e ao conhecimento. Nesta perspectiva, apresenta-se para a educação a necessidade de conceber o conhecimento de forma transdisciplinar. Esta concepção de conhecimento é caracterizada por

  • A.

    busca de solução para um problema, com seus componentes empíricos e teóricos, em processo criativo que transcende as tradições de campo e estudo especializados.

  • B.

    compreensão do conhecimento como conteúdo conceitual, procedimental e socialmente aceito como representativo da cultura científica refletida nas disciplinas.

  • C.

    definição de um problema comum a diferentes disciplinas, de caráter imóvel e estável, capaz de se prever seu desenvolvimento futuro e suas possíveis aplicações.

  • D.

    atitude de pesquisa em que cada campo do conhecimento observa o objeto a partir de seus pressupostos epistemológicos, estruturando seu ponto de vista específico para a solução de um problema.

  • E.

    adoção de uma postura eminentemente científica diante do conhecimento, tornando-o objeto de experimentação cujos resultados devem ser socializados a todos os campos do saber.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...