Macrocefalia é o crescimento anormal do perímetro cefálico (PC), com valores superiores a 2 desvios padrão acima do percentil 95 para sexo, raça, idade e idade gestacional.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
A) A medição do PC deve ser realizada desde o nascimento até os 12 meses a cada 2 meses nas consultas pediátricas. A evolução do crescimento do PC ao longo do tempo pode ser fator informativo como indicador de encefalopatia aguda não evolutiva.
B) A medição do PC deve ser realizada desde o nascimento até os 36 meses trimestralmente nas consultas pediátricas, por ser um fator informativo de doença neurológica e tendo em vista que essa é a idade limite para fechamento da fontanela anterior e posterior
C) A medição do PC deve ser realizada desde o nascimento até os 36 meses e em todas as consultas pediátricas. A evolução do crescimento do PC ao longo do tempo é um fator informativo como indicador de doença neurológica.
D) A medição do PC deve ser realizada desde o nascimento até os 36 meses nas consultas de puericultura, associada ao exame de USG cerebral que deve ser realizado 6 -12 e 18 meses, para detectar indicadores de doença neurológica, insidiosas.
E) A medição do PC desde o nascimento nas consultas pediátricas, após os 12 meses de vida não se justifica, tendo em vista que a fontanela posterior se fecha aos 4 meses. O exame padrão ouro para monitoramento do PC deve ser o USG cerebral aos 4 meses de vida.