Assinale a alternativa correta em relação a crise febril.
A) Geralmente, a crise febril ocorre em associação com infecções virais das vias aéreas superiores, pulmonares, intestinais e intoxicações. A CF ocorre somente após 24 horas do episódio febril, no período de descenção da temperatura. A curta duração da febre antes da CF e a baixa temperatura estão associadas ao menor risco de recorrência.
B) A crise febril simples tem apresentação localizada, duração inferior a 5 minutos e não recorre em menos de 12 horas, com exame neurológico pós-ictal anormal; enquanto a CF complexa é generalizada, tem duração de 5-10 minutos e/ou apresenta uma ou mais recorrências após 24 horas.
C) O diagnóstico de crise febril na infância é feito essencialmente por traçado eletroencefalográfico, exames bioquímicos específicos e presença de exame neurológico pós-ictal anormal, ou presença de intoxicações exógenas, trauma, focos infecciosos e características que sugiram crise febril.
D) A crise febril é definida como uma crise epiléptica que ocorre entre 6 meses e 6 anos de idade, associada à doença febril, não causada por uma infecção do sistema nervoso central (SNC), sendo excluídas as crianças que apresentaram crise neonatais ou crises não provocadas ou, que se encaixam nos critérios de outra crise sintomática aguda.
E) Crise febril é a crise mais comum em lactentes por quadros de infecções de vias aéreas superiores, intoxicações e traumas e em adolescentes por problemas emocionais. A profilaxia secundária é indicada no caso de CF simples em lactentes, com morbidade, exceto nos casos em que ela for superior a 5 minutos de duração.