A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modo preferencial de se organizar a Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Muitos conhecem o escopo de sua atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), através das equipes de Saúde da Família; cada equipe atendendo um território adscrito com uma população delimitada pela qual se tem responsabilidade sanitária. A ESF é estruturada de maneira a facilitar o atingimento dos atributos da APS:
A) Acesso, longitudinalidade, coordenação do cuidado, integralidade, orientação familiar e comunitária e competência cultural.
B) Acesso diametral, constitucionalidade, coordenação humana, funcionalidade, orientação familiar e matriarcal e negociação contínua.
C) Acesso perpetral, paridade, coordenação do acolher, materialidade, orientação familiar matriarcal e patriarcal e diálogo.
D) Acesso pétreo, paridade, coordenação do cuidado, imaterialidade, orientação matriarcal e comunitária e autoridade materna.
E) Acesso, constitucionalidade, coordenação do saber, relatividade, orientação matriarcal e comunitária e apetência professoral.