Questão número 660280

A educação acontece nas diferentes instâncias da sociedade. Seu objetivo é proporcionar uma participação nas invenções da civilização enquanto resultado do seu trabalho, bem como, na sua construção e desenvolvimento. Dessa forma, o professor deve perceber que sua prática não é neutra, não podendo deixar de se capacitar para ensinar corretamente e adequar os conteúdos em que trabalha. Por outro lado, não pode reduzir a sua prática docente ao puro ensino desses conteúdos. Assim, a didática do ensino deve fornecer as bases para que os professores possam trabalhar as situações de aprendizados em sala de aula. Para Gatti (2010) há quatro grupos de concepções associadas aos estudos em educação, enquanto campo da investigação que tem por objeto ações educacionais. Dentre os apresentados logo abaixo, qual encontra-se INCORRETO?

    A) A primeira concepção está associada a uma perspectiva técnico-real, em que a educação é encarada como único método para o ensino, portanto na didática, existe atropelo de organização e gestão.

    B) A segunda concepção está associada à perspectiva lógico-cognitiva, tendo como foco as teorizações sobre questões associadas ao ensino das disciplinas. A proposição é de que se diferencie pesquisa de ensino, não devendo a pesquisa conduzir diretamente a recomendações de ações na escola, pelo menos, não antes de se ter racionalmente estabelecido parâmetros epistemológicos seguros para conteúdos em suas especificidades disciplinares.

    C) A terceira concepção coloca-se do ponto de vista do sujeito que aprende, investigando os processos de apropriação dos saberes e se apoia basicamente na proposta Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética propostas por Jean Piaget, ou na referência sociointeracionista, sociocultural ou sócio-histórica abordada por Lev Vygotsky.

    D) A quarta concepção parte do pensar as ações educativas, criando conceitos fecundos na relação teoria- -prática e produzindo conjuntos instrumentais ancorados em uma reflexão sobre suas utilizações e suas finalidades, em contextos complexamente considerados. Esta posição expressa à ideia de que o conhecimento em educação nasce da prática e com a prática deve a ela retornar.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...