Um debate que se instaurou recentemente no contexto educacional foi o que identificava uma oposição entre competências e conteúdos curriculares. As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000) oferece uma forte contribuição a esse debate, ao esclarecer que:
organização curricular em áreas e projetos interdisciplinares supõe um ensino de competências, colocando os conteúdos numa dimensão menos relevante.
competências sem conteúdo caracterizam um esvaziamento da escola e conteúdos que não se traduzam em competências são efêmeros.
currículo saturado de informações enciclopédicas deve dar lugar a ensino por competências, eliminando os conteúdos.
conteúdos com caráter específico de formação profissional são primazia no Ensino Médio, visando a desenvolver competências para o mundo do trabalho.
conteúdos devem dar lugar a competências, por serem elas que são exigidas do profissional no mundo contemporâneo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...