Questão número 66045

Um debate que se instaurou recentemente no contexto educacional foi o que identificava uma oposição entre competências e conteúdos curriculares. As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000) oferece uma forte contribuição a esse debate, ao esclarecer que:

  • A.

    organização curricular em áreas e projetos interdisciplinares supõe um ensino de competências, colocando os conteúdos numa dimensão menos relevante.

  • B.

    competências sem conteúdo caracterizam um esvaziamento da escola e conteúdos que não se traduzam em competências são efêmeros.

  • C.

    currículo saturado de informações enciclopédicas deve dar lugar a ensino por competências, eliminando os conteúdos.

  • D.

    conteúdos com caráter específico de formação profissional são primazia no Ensino Médio, visando a desenvolver competências para o mundo do trabalho.

  • E.

    conteúdos devem dar lugar a competências, por serem elas que são exigidas do profissional no mundo contemporâneo.

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