Na Educação Infantil, o ato de se alimentar e as diversas ações a ele relacionadas estão diretamente vinculados à saúde e higiene e proporcionam às crianças inúmeras aprendizagens nestes e em outros aspectos, assim como favorecem o seu processo de socialização. Um dos procedimentos sugeridos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil durante as refeições é:
permitir que as crianças sentem com quem desejarem para comer e possam conversar com os seus companheiros.
evitar que as crianças tentem se servir ou se alimentar sozinhas até os 3 anos de idade, sendo recomendável que o adulto as alimente.
insistir para que as crianças comam os alimentos que desconhecem, obrigando-as a comer tudo o que está no prato, mesmo que não queiram.
utilizar mecanismos que conduzam a atenção para a alimentação, ensinando-as a comer em silêncio e orientando-as a não interagir.
considerar os gostos particulares das crianças, definindo o cardápio de acordo com os seus alimentos preferidos.
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