Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Para compreender as concepções vygotskianas sobre o funcionamento psicológico, é necessário ter claro um conceito central de sua teoria, a Mediação. Nesse sentido, Vygotsky define que:
A mediação consiste no processo estímulo/resposta, sem a intervenção de um elo a mais nas relações organismo/meio;
A mediação consiste na ação do Educador ao deixar que o aluno construa seu próprio conhecimento de maneira espontânea, não interferindo em seu processo para que a criatividade do aluno não seja tolhida;
A mediação não se processa como forma de intervenção de um elemento intermediário numa relação. Assim, refere-se à liberdade de ação oportunizada ao aluno para construir o seu próprio conhecimento;
A mediação é definida como o processo de adaptação que requer a assimilação e a acomodação do conhecimento;
A mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...