Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O homem é um ser racional. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que todo homem já nasce com a capacidade racional e que, independentemente de suas relações, ele torna-se, em algum momento, racional. A esse respeito, assinale a opção correta.
De acordo com as teorias psicológicas sobre a mente humana, a capacidade do homem de produzir pensamentos é o que o diferencia dos outros animais e, dessa forma, o meio não interfere no desenvolvimento dessa capacidade.
Essa afirmação acerca da racionalidade do homem tem suas raízes no pensamento iluminista, o qual é negado pelos pensadores adeptos do construtivismo, que acreditam que o homem é um ser com prédisponibilidades racionais, pois fazer uso da razão não é uma capacidade transmitida pelo DNA.
A idéia de desenvolvimento cronológico é uma forma de afirmar esse pensamento, que, por sua vez, coloca a realidade como uma forte interferência no desenvolvimento das potencialidades da mente humana.
De acordo com os empiristas, sendo inata, a racionalidade não necessita que estímulos externos a provoquem. Nesse sentido, as experiências individuais pouco contribuem para o desenvolvimento das habilidades racionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...