Médico francês, HENRI WALLON, estudioso do desenvolvimento infantil, estabeleceu estágios para este processo. São eles: estágio impulsivo-emocional, estágio sensório-motor e projetivo, estágio do personalismo, estágio categorial e estágio da puberdade e adolescência. Identifique a opção CORRETA, dentre as características a seguir, que define somente o estágio do personalismo.
- A. Predominam atividades que visam à exploração do próprio corpo em relação às suas sensibilidades internas e externas.
- B. O pensamento infantil caracteriza-se por um sincretismo de caráter global, confuso e contraditório.
- C. As atividades da criança concentram-se na exploração do espaço físico pelo agarrar, segurar, manipular, apontar, sentar, andar etc.
- D. Há uma diferenciação nítida entre o eu e o outro que dá condições estáveis para a exploração mental do mundo físico, mediante atividades de agrupamentos, seriações, classificações etc.
- E. Há um domínio de categorias cognitivas de maior nível de abstração, nas quais a dimensão temporal toma relevo, possibilitando melhor discriminação da autonomia e da independência.