Questão número 66185

As medidas estão presentes em grande parte nas atividades cotidianas e as crianças, desde muito cedo, têm contato com alguns de seus aspectos ... Esses conhecimentos e experiências adquiridos no âmbito da convivência social favorecem a proposição de situações que despertam a curiosidade e o interesse das crianças para continuar conhecendo as medidas.

                                                                             RCN, vol.III, 1998. (com adaptações)

Para que a ação pedagógica favoreça o pensamento matemático infantil no que diz respeito ao aprofundamento do conhecimento sobre as medidas, é necessário que a professora proponha atividades que possibilitem a:

  • A.

    compreensão dos objetos a partir de diferentes ângulos e formas, utilizando, sempre, os instrumentos de medidas convencionais como fitas métricas, balança, régua etc., sempre na presença do professor.

  • B.

    observação e a comparação sensorial e perceptiva entre os objetos, utilizando instrumentos de medidas convencionais como fitas métricas, balança, régua etc., e não convencionais como passos, pedaços de barbante ou palitos.

  • C.

    observação e a comparação entre objetos concretos e virtuais, utilizando uma tecnologia educacional inovadora por meio do uso da informática na Educação Infantil, com softwares adequados a cada faixa etária

  • D.

    ampliação dos conhecimentos empíricos que as crianças construíram fora da escola, a partir de experiências que envolvam os conteúdos matemáticos específicos e preparatórios para o Ensino Fundamental

  • E.

    medição de diferentes superfícies e objetos, introduzindo, assim, as noções matemáticas de área e diâmetro, que serão apresentadas de uma forma mais aprofundada para as crianças no Ensino Fundamental.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...