Uma educadora, percebendo que processos de transformação são conteúdos a serem explorados na pré-escola, considerou que trabalhar com as crianças na cozinha da escola contribuiria para oportunidades ricas de observação de fenômenos interessantes de transformação das substâncias. Analisando criticamente a situação, é correto afirmar que a educadora deveria:
estar mais preocupada com a segurança das crianças e evitar atividades na cozinha, pois a sala de aula é o espaço ideal para as aprendizagens de todos os conteúdos necessárias à pré-escola
valorizar e explorar mais o desenvolvimento dos símbolos, tão importantes para a aprendizagem da leitura, e não perder tempo com atividades domésticas que as crianças vão observar naturalmente.
planejar com as crianças a atividade que irão desenvolver para o melhor aproveitamento das experiências, além de trabalhar os cuidados com segurança e prevenção de acidentes no ambiente doméstico.
trabalhar com o apoio de livros didáticos de Ciências, que explicam tão bem os processos de transformação, sem precisar ter tanto trabalho com a disciplina de crianças pequenas na cozinha.
pesquisar receitas simples e pedir que os responsáveis as façam com as crianças em casa e que mandem os alimentos prontos para a escola, onde a professora irá trabalhar a leitura das receitas em sala de aula.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...