Registrar no papel o que vamos vivendo, documentando assim a prática diária, é a meu ver, um dado muito importante do nosso trabalho. (...) No dia seguinte, completamos as outras atividades do dia. Assim temos as etapas de trabalho de um dia documentadas na sua seqüência ordenada. À medida que terminamos cada atividade, voltamos ao planejado e riscamos com um traço o que já foi feito, vivido.
FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo.
São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1995.
Esse trecho do relatório de Madalena Freire descreve uma atividade relacionada à organização do tempo no cotidiano da Educação Infantil. É importante realizar atividades desse tipo porque:
o planejamento do educador necessita de organização e seqüência lógica, e é por meio de uma linearidade de acontecimentos que a criança vai aprender a não desperdiçar o seu tempo.
os conteúdos da Educação Infantil, inclusive os relacionados à tempo, devem ser cumpridos integralmente, a partir da Lei nº- 9.394/96, que colocou este segmento como a primeira etapa da Educação Básica
os exames para o ingresso no Ensino Fundamental, a partir da Lei nº- 9.394/96, cobram que as crianças que completam a Educação Infantil operem a sucessão, a ordem temporal e a duração de tempo.
a noção de tempo necessita ser construída com a criança, para que ela entenda o tempo como uma linearidade de acontecimentos, através da qual os eventos ocorrem numa seqüência ordenada.
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