Segundo Jobim e Souza in Kramer e Leite (1996), as teorias do desenvolvimento sempre estiveram mais preocupadas em equacionar as questões do desenvolvimento com as experiências racionais ou lógicas da criança do que propriamente com suas experiências estéticas.
Na prática cotidiana da Educação Infantil encontram-se esses dois tipos de experiências e a ênfase em uma ou outra vai marcar a diferença entre a valorização ou não da cultura da infância nas ações pedagógicas. Assinale a opção que apresenta corretamente a diferença entre a experiência estética e a racional.
Experiência estética -Valoriza a reprodução de obras de pintores importantes no universo da escola.
Experiência racional -Repete-se na apresentação de artistas mais conservadores.
Experiência estética -Cria e subverte, pois permite o uso de diferentes materiais nas produções dos professores.
Experiência racional -Segue as orientações tradicionais.
Experiência estética -Cria e subverte, pois permite o questionamento da realidade existente.
Experiência racional -Repete-se na insistência em impor sempre a mesma estrutura.
Experiência estética -Permite a prática de trabalhos de grupo na medida em que estimula a interação.
Experiência racional -Dá ênfase a práticas mais individualizadas.
Experiência estética -Constrói uma mesma cultura voltada para as diferentes crianças.
Experiência racional -Sinaliza para a importância da presença da diversidade na escola.
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