Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
ALei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no seu Artigo 13, inciso I, expressa que os docentes terão a incumbência de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Para a consecução dessa proposta, o Supervisor Escolar deverá exercer um papel significativo, atuando com o objetivo de:
dotar os professores de conhecimentos sobre legislação escolar, de ordem federal, estadual e municipal, visando a garantir a presença técnicoburocrática no currículo e no regimento escolar.
preparar um anteprojeto para apresentação na reunião dos professores, destinando tarefas para cada um, de acordo com sua formação, visando a unir no final os conteúdos numa justa posição.
sensibilizar os docentes para uma posição mais complacente com os alunos, a fim de que suas propostas estejam voltadas para a relação com a realidade ambiental, de pobreza socioeconômica.
resgatar a escola como espaço público de reflexão crítica e coletiva, rompendo com a separação entre conceber e executar, entre o pensar e o fazer, entre teoria e prática.
organizar, com o devido cuidado, o plano global da escola, com os detalhes sobre os recursos humanos, materiais, como uma tarefa individual deumprofissional capacitado tecnicamente.
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