Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Diante das necessidades educacionais do país, a proposta da Supervisão Escolar deve ser:
atuar como a fundamentação teórica atualizada que facilite compreender melhor as competências do planejamento, tão importantes no exercício de sua função, seja qual for o caráter da instituição educativa, e tendo em vista verificar o rendimento escolar dos alunos.
exercer suas funções pedagógicas, nos diversos âmbitos de sua atuação educacional, com base numa prática socioeducativa voltada para a superação das discriminações e exclusões e comprometida com os anseios de uma sociedade mais justa e humana.
romper com o tecnicismo que marcou durante décadas a trajetória da Supervisão Escolar no Brasil, ultrapassando este limite, no intuito de garantir um ensino mais objetivo e necessário para os alunos.
desenvolver as atividades de supervisão na educação básica, desde aquelas dirigidas para as creches até as relativas ao Ensino Médio, principalmente, dirigindo os docentes das diversas áreas de ensino e, os coordenadores pedagógicos e orientando as secretarias das unidades escolares.
realizar as suas competências pedagógicas, desde o planejamento à avaliação da aprendizagem, com base em cr i tér ios psicossociais, objetivando a conquista de ambientes socioeducativos privilegiados, facilitadores da adaptação individual de cada aluno.
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