No âmbito da inclusão educacional e da inclusão social, observa-se que, em determinadas situações escolares e familiares, pessoas surdas preferem ficar sozinhas e totalmente afastadas das outras pessoas. Em reuniões familiares, em que é comum conversar em língua oral, as pessoas surdas mantêm-se solitárias.
Considerando as informações do texto precedente, assinale a opção correta.
- A. Em comunidades surdas, os ouvintes ainda são maioria e determinam o fluxo que deve ser seguido pela educação.
- B. A acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação não afeta o bom desempenho do estudante surdo nas atividades acadêmicas.
- C. O ambiente escolar, quando hostil, desperta sentimentos que levam o indivíduo surdo a (re)produzir os comportamentos descritos no texto.
- D. O discurso subjacente às situações descritas no texto denota que as pessoas surdas estão integradas a um ambiente de interação e inclusão.
- E. Como a escola tem combatido mais fortemente o preconceito, o sentimento de solidão que comumente acomete as pessoas surdas foi extinguido do ambiente escolar, estando limitado, atualmente, ao ambiente familiar.