A respeito de aspectos históricos e da utilização do sorobã, assinale a opção correta.
- A. No Brasil, o sorobã foi adaptado para cegos, no ano de 1949, por Joaquim Lima de Moraes; sua utilização foi reconhecida pelo MEC, no ano de 2002, que instituiu a Comissão Brasileira de Estudo e Pesquisa do Sorobã.
- B. Com o sorobã é possível fazer cálculos utilizando as quatro operações matemáticas de forma simples; a resolução de cálculos com potências, com números decimais e extrações de raízes quadradas fica comprometida.
- C. O sorobã tem origem coreana e, no Brasil, foi inicialmente adaptado no ano de 1949 para o uso de cegos.
- D. O sorobã é, nos dias de hoje, um excelente recurso no ensino da leitura e da escrita para crianças, adolescentes, jovens e adultos cegos.
- E. A utilização do sorobã recurso didático muito efetivo no ensino da matemática para crianças cegas foi autorizada apenas nas salas de recursos multifuncionais.